Mutirão de consultas especializadas traz esperança para pacientes que aguardavam anos por atendimento
A poucos dias de completar um mês, no próximo dia 14 de março, o mutirão de Consultas Especializadas – Mais Consulta, realizado pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, já registrou, até o último dia 8 de março, 1.576 consultas. Com investimento superior a R$ 6 milhões, para consultas e exames de diagnósticos, a ação tem o intuito de atender, aproximadamente, 43.088 pessoas, que precisam de uma primeira consulta especializada e estão esperando a dois, três, quatro anos, bem como atender a demanda gerada a cada mês pelo fluxo normal de atendimento. Quando considerado os retornos serão ofertadas cerca de 64.730 mil consultas. “O objetivo do mutirão é reduzir a fila de espera em 90% e melhorar o acesso aos retornos de modo a garantir o diagnóstico e conduta terapêutica com maior agilidade”, destacou o secretário de saúde, Fabrício Simões. Pessoas como a dona de casa Geralda Pereira da Silva, 67, moradora do bairro Maria da Conceição, é uma das moradoras de Contagem que aguardavam, por anos, por uma consulta com o ortopedista. Em janeiro de 2019, com queixas de dores e inchaço na região do punho, ela buscou o serviço para marcar um atendimento, que não veio. Contactada pela Secretaria de Saúde no início de fevereiro deste ano e atendida nos últimos dias no Centro de Atenção Especializada – CAE Iria Diniz, ela diz que não tinha mais esperanças de ser chamada. “Eu pensei que não ia sair mais. Eu já tinha até me esquecido para falar a verdade. Mas quando atendi o telefone e fui informada se tinha interesse em realizar a consulta, eu fiquei feliz.” No consultório, o ortopedista Chaim Emanuel avaliou o caso dela como sendo de uma possível síndrome do túnel do carpo. O médico solicitou exames de imagem e pediu retorno para três meses no máximo. “Agora eu espero que tudo corra mais rápido”, comentou a dona de casa. Tão surpresa quanto a dona Geralda, também ficou a dona de casa, Luciana Alves Ornelas, moradora do Novo Progresso. “Confesso que nem me lembrava mais, eu fiquei bem satisfeita com a consulta.” Ela esperou quatro anos por uma consulta com o urologista para descobrir o que estava por trás da incontinência urinária e da dor na região da bexiga. Agora com o pedido de exames em mãos, ela retornará dentro de algumas semanas para um diagnóstico definitivo. “Antes tarde do que nunca. Isso é um milagre”, foi o que disse o mecânico, José da Cruz, 74, após atender o telefone da SMS que o agendou para uma consulta com o urologista após dois anos e meio de espera. Com incontinência urinária, ele foi ao CAE Iria Diniz, na última semana, acompanhado da esposa, a cantora, Loide Maria Cristina Dantas Santana, 53. Ela também foi beneficiada pelo mutirão ao ser atendida por um endocrinologista, que a ajudou a contornar os problemas decorrentes da diabetes. “Eu acredito que a realização do mutirão é algo de grande importância, mesmo porque apesar da longa espera ainda tem muita gente precisando.” De acordo com informações da Superintendência de Regulação, responsável pela marcação de consultas nesta fase, estão sendo priorizadas as especialidades de cirurgia geral, cardiologia, neurologia, ortopedia, dermatologia, reumatologia e urologia, que possuem filas maiores. Dados do setor mostram redução na fila geral de espera para primeira consulta especializada de 49,65%. Os destaques são ortopedia com redução de 48,76%, dermatologia com redução de 60,34%, cirurgia geral com redução de 67,52%, oftalmologia com redução de 92,74% e angiologia com redução de 79,94%. Em 2021, foram ofertadas 60.362 primeiras consultas e 30.349 retornos totalizando a 90.711 consultas por meio da ampliação das agendas dos serviços próprios dos Centros de Atenção Especializada – CAE Iria Diniz e Ressaca. As consultas do mutirão estão sendo realizadas por profissionais da empresa MedPlus e do Consórcio Intermunicipal do Médio Paraopeba – ICISMEP contratados pela Secretaria de Saúde por meio de licitação. Absenteísmo em alta Para tentar reduzir o absenteísmo, ou seja, o não comparecimento do paciente à consulta, e melhorar o retorno deles, o primeiro contato com o usuário para o agendamento é realizado por contato telefônico pela Central de Regulação – Ceaps. O setor orienta o usuário a comparecer à Unidade Básica de Saúde – UBS mais próxima de sua residência para retirada de seus agendamentos. Das 1.576 consultas ofertadas, entre os dias 14 de fevereiro e 8 de março, 607 pessoas não compareceram, o que equivale a um absenteísmo de 38% . Para facilitar também os agendamentos de retorno, eles são realizados, após a execução dos exames, pelos setores de pós consultas que foram montados dentro do Centro de Atenção Especializadas. Estes setores serão responsáveis por receber, protocolar as solicitações de exames e o retorno, bem como enviar a Central de Regulação que fará o contato e agendamento com o usuário. Repórter: Jefferson Lorentz




